Imposto de importação de bens comercializados terá redução de 10%

Publicado em 01/06/2022 15:49 por Ana Karolina

O governo federal anunciou, na última semana, a redução de 10% no Imposto de Importação de bens comercializados. Segundo o Ministério da Economia a decisão afeta mais de seis mil códigos de Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). Itens como feijão, carne, massas, biscoitos, arroz e materiais de construção serão impactados pela medida.


Os produtos já passaram por uma redução de 10% em novembro do último ano, regida pela Resolução Gecex nº 269/2021. A nova diminuição do Imposto de Importação, válida até 31 de dezembro de 2023, foi aprovada em reunião extraordinária do Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex).


De acordo com o governo federal, o ato diminuirá o preço de quase todos os produtos importados, trazendo benefícios à população e às organizações que utilizam esses itens como insumos. Ainda conforme a justificativa, a partir dessa redução, será possível diminuir os impactos econômicos ocasionados pela covid-19 e pelos conflitos na Ucrânia. As informações são do Tax Group.