Explore ativos ambientais com segurança: sustentabilidade aliada a retorno financeiro

Publicado em 31/03/2022 15:14 por Victor Ventura

O Brasil entra em mais uma fase de concessões de serviços e estruturas públicas no setor ambiental, beneficiado pela onda ESG (Environmental, Social, Governance) que marca a gestão pública e privada.


Dessa vez, serão objeto de concessões à iniciativa privada os parques naturais e áreas ambientais protegidas suscetíveis de visitação. A concessão à gestão privada deve promover melhoria da estrutura nos parques e áreas protegidas, fomentar o ecoturismo sustentável e seguro, além de ampliar o público dessas áreas protegidas e fortalecer a economia no entorno das áreas protegidas.


A operação de estacionamento, recepção e orientação de visitantes, hotelaria, venda de souvenires com a marca dos parques nacionais, alimentos e bebidas ficam a cargo de um grupo privado, escolhido através de licitação. Entre os ativos ambientais já concedidos e melhor conservados encontram-se os parques nacionais da Tijuca, Iguaçu e Noronha, com ótima conciliação de retorno financeiro e sustentabilidade ambiental.


Na Paraíba, o governo de Estado, responsável pelas unidades de conservação estaduais, já anunciou que a gestão de parques naturais será concedida à iniciativa privada, pendente apenas a especificação desses parques. Considerando a infraestrutura já instalada e o potencial de retorno econômico, estima-se que Areia Vermelha, Pedra da Boca e Vale dos Dinossauros sejam boas opções de ativos ambientais a conceder.


Se você tem interesse em concorrer nesse processo, procure especialistas que auxiliem o seu negócio em todas as fases de estruturação do projeto, licitação, revisão e assinatura do contrato e execução.


Para mais informações: https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/imprensa/noticias/conteudo/com-apoio-do-bndes-ministerio-do-meio-ambiente-lanca-edital-de-concessao-do-parque-nacional-do-iguacu https://paraiba.pb.gov.br/noticias/governo-publica-carteira-de-projetos-para-parceria-publico-privada